Campanha de Extermínio aos Caramujos Africanos

Publicado em: 08/02/2017 09:16 | Fonte/Agência: Assessoria | Autor: Anderson Roa

A Coordenadoria Municipal de proteção e Defesa Civil de Coronel Sapucaia – MS, em parceria com a Assistência Social iniciou nesta sexta – feira 03/02, projeto de Extermínio aos Caramujos Africanos.

De acordo com a coordenadora municipal de Proteção e Defesa Civil de Coronel Sapucaia – MS Leniel Balbueno Faria de Sá, serão feitas campanhas de orientações a toda a população de como fazer as varreduras em seus quintais e também serão feitas palestras nas escolas de prevenção e exterminação dos caramujos Africanos.

O caramujo africano além de praga agrícola é o responsável pela transmissão de parasitos pertencentes ao grupo dos nematoides do gênero Angiostrongylus, parasitos estes que causam doenças de difícil diagnóstico em humanos.

O controle do caramujo-africano consiste na catação e destruição dos caramujos. Jamais os coloque no lixo, pois estará disseminando o problema. Também não coloque sal nos animais, pois assim contaminará o solo. O preconizado é o seguinte:

• Utilize luvas descartáveis para pegar e manusear os animais
  • Proteja a pele e as mucosas: não coma, fume ou beba durante o manuseio do caramujo.
  • Coloque os caramujos em dois sacos plásticos e quebre suas conchas, pisando em cima.
  • Enterrem-os em valas com pelo menos 80 cm de profundidade, longe de cisternas, poços artesianos ou do lençol freático.
  • Aplique cal virgem sobre os caramujos quebrados (cuidado, a cal queima a pele).
  • Feche a vala com terra.
  • Retire as luvas e lave muito bem as mãos após isso.