Prefeito Rudi assina termo de adesão ao “Internet Para Todos”

Publicado em: 15/03/2018 11:48 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Paulo Escobar

Prefeito Rudi assina termo de adesão ao “Internet Para Todos”

A prefeitura já indicou para o Ministério onde será instalada a antena de Internet.

O prefeito, Rudi Paetzold, sempre preocupado com o bem estar da população sapucaiense assinou na tarde desta segunda-feira (12 março de 2018), em Brasília, o termo de adesão de Coronel Sapucaia ao programa Internet Para Todos, em cerimônia que contou com a presença do presidente da república, Michel Temer.

O ato da assinatura foi realizado no Setor de Clubes Esportivos de Brasília, às 15h00, e o convite ao prefeito foi feito pelo Ministério Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com empenho do Deputado Federal Fábio Trad.

A prefeitura já indicou para o Ministério onde será instalada a antena e os locais públicos prioritários que receberão os pontos de  distribuição do sinal de internet em Coronel Sapucaia.

Os locais indicados pela Prefeitura de Coronel Sapucaia são; Hospital Municipal para beneficiar o cidadão usuário da Saúde desprovido de crédito para ligação ou internet na hora da urgência para que possa auxiliá-lo em sua comunicação gratuitamente conectando- se com o sinal aberto da internet no local.  Outros locais são todos os Postos de Saúde da cidade e na aldeia, escolas municipais na cidade e aldeia, centros de educação infantil, ginásio de esportes e outros paços municipais.

A autora da solicitação desse benefício para a cidade, na câmara municipal é a  vereadora Claudia Maciel.

O Programa

O programa Internet para Todos tem como objetivo beneficiar uma fatia da população atualmente excluída da rede mundial de computadores, democratizando o acesso à informação e aos serviços públicos disponíveis online.

Cerca de 40 mil localidades devem ser beneficiadas pelo programa, que vai abranger 2.260 cidades no país. Como mencionamos anteriormente as prefeituras devem indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet, além de garantir a segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica.

A previsão é que as antenas comecem a ser distribuídas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia. A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, que foi contratada pela Telebras.

A conexão de internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos.