Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

 

Atendimento: Segunda a Sexta, das 7:00hs às 13:00hs

Sapucaia surpreende e fica em 7º lugar no Estado, no ranking do Portal da Transparência em 2017


Publicado em: 11/12/2017 13:07 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Paulo Escobar

 

Sapucaia surpreende e fica em 7º lugar no Estado, no ranking do Portal da Transparência em 2017

Coronel Sapucaia conseguiu ficar à frente de cidades tradicionais como Amambai, Dourados e outras.

  A Rede de Controle da Gestão Pública divulgou, nesta quinta-feira (07), o ranking dos portais da transparência. Todos os municípios de Mato Grosso do Sul, além do governo do Estado, tiveram as prestações de contas on-line avaliadas. As notas variaram entre 0 e 10.

  E o município de Coronel Sapucaia, na fronteira do Estado, ficou na 7ª posição, dentre a avaliação dos sites dos 79 municípios do Estado e, (se comparar com a região), em primeiro na região sul de fronteira, com nota de 9,20 pontos.

  O município sapucaiense conseguiu ficar à frente de cidades tradicionais como Amambai, Dourados, Corumbá, Caarapó, e até Três Lagoas.

   Campo Grande e Paranaíba, na região leste, obtiveram nota máxima. O portal do governo do Estado também conquistou dez. Paraíso das Águas e Ladário vieram em segundo lugar entre os municípios com 9,80 cada um. Taquarussu veio logo em seguida, com 9,70.

  As cidades com os piores desempenhos foram Ivinhema, no sul do estado, com 0,60; Tacuru, com 0,70; Dourados, com 4,90; Ribas do Rio Pardo, com 5,00. O estudo levou em conta diversos quesitos, todos eles envolvendo o nível das prestações de contas e a clareza das informações.

  Os dados são informações colhidas dos sites mantidos pelos Executivos Municipais e Estadual do Mato Grosso do Sul na internet.

  A adequação à legislação e aderência às boas práticas de transparência pública dos órgãos brasileiros de controle são avaliados na pesquisa realizada em novembro deste ano.

  Alguns exemplos de quesitos analisados foram a possibilidade de entrega de um pedido de acesso de forma presencial ao cidadão, se há divulgação de remuneração individualizada por nome do agente público e se as despesas apresentam dados dos últimos seis meses, (todas incluídas no portal da transparência sapucaiense).