Prefeitura Municipal inicia diagnóstico para o fortalecimento da cultura local

Publicado em: 12/07/2016 09:13 | Fonte/Agência: Assessoria | Autor: Jean Lunardi

A Comissão Especial de Cultura criada pela Prefeitura Municipal de Coronel Sapucaia se reuniu nesta manhã (08) para debater sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura e os levantamentos de dados para subsidiar o Diagnóstico Cultural.
Segundo a comissão o diagnostico permitirá ver a realidade na qual se quer atuar e mudar, identificar fragilidades e obstáculos que precisam ser superados, vocações e potencialidades, a partir da perspectiva dos atores sociais envolvidos no planejamento e de dados e fatos levantados e tecnicamente analisados.
"Além disso, o Diagnóstico deverá focar sobre os aspectos culturais, a partir, preferencialmente, de estudos, dados, fatos e sistematização de resultados de conversas e outros espaços de escuta." Explicou a secretária de educação e cultura Roseni Martins.
Para a prefeita municipal Nilceia Alves de Souza é de suma importância retratar a situação atual da cultura no município, sem esquecer a perspectiva de construção de indicadores de resultados, aspecto a ser discutido: "O resultado do Diagnóstico deverá ser um claro mapeamento das fragilidades e obstáculos, bem como potencialidades e vocações ao desenvolvimento cultural no município".
Os integrantes da comissão trabalharão em 5 eixos, levantando as ações e visualizando metas para os próximos anos: "Iremos envolver as igrejas que tem um trabalho importante com teatro, grupos de dança e músicas, além de realizar reuniões com as entidades organizadas, rede municipal e estadual de ensino e aproveitar para aprofundar sobre a cultura indígena e paraguaia que é de grande importância para nossa cidade". Concluiu o chefe de gabinete Jean Lunardi.